Sporting

“Dortmund já perdeu” Craque de volta ao Sporting

Coates, capitão e golos decisivos. Poderia ser o título de um filme da história recente do Sporting. Uma película com final feliz. Há muito que os adeptos leoninos se renderam à magnitude do uruguaio e se curvaram perante as suas heroicidades na área… contrária.

E não é para menos. Não estamos a falar apenas de um dos defesas mais goleadores da longa e rica história dos leões, mas também do central que contabiliza mais golos até agora em 2021/2022 entre as dez maiores ligas europeias. Olhando para a elite internacional é oficial: nenhum central marca mais na Europa.

Existem, de resto, apenas dois nomes que conseguem igualar o registo do defesa: Nayef Aguerd, central marroquino de 25 anos, que faz parte dos quadros do Rennes – ainda que dois dos quatro golos tenham sido apontados no apuramento da equipa gaulesa na Liga Conferência – e Robin Propper, defesa neerlandês do Twente, que, ainda assim, já atuou em algumas ocasiões esta temporada como médio defensivo.

Alguém ainda se recorda do recorde indesejável dos quatro golos apontados na própria baliza devido ao mau começo de 2019/2020? Poucos certamente… Coates libertou-se da pressão e assobiadelas e superou essa barreira psicológica. De forma sustentada. Está atualmente consolidado com o projeto de Rúben Amorim que nunca abdicou na sua defesa a três com dois laterais bem projetados.

Coates é cada vez mais eficaz nesta estratégia e os números atuais aliaram-se ao da última época na qual foi peça fundamental no título dos leões que fugia há 19 anos. Aliás, podem até ser superados. Com quatro golos e uma assistência em 15 partidas é com legítimas aspirações que o uruguaio pode superar o melhor registo (sete golos em 40 jogos) na última época.

Coates está de volta e foi, por isso, com uma dose de confiança reforçada que Rúben Amorim iniciou a preparação para o decisivo duelo com o Dortmund que poderá definir o futuro do leão na Champions. Coates, tal como A BOLA havia adiantado, está recuperado após duas semanas de ausência, e preparado para ser um dos principais trunfos. Não só para manter a consistência defensiva mas também para os… golos.

Via
Revista Hello
Fonte
A bola

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo