Notícias

Bombeiro Tiago deixa todos com o coração partido, mas agora descobriu-se toda verdade

O testemunho de um bombeiro ladeado pelas chamas viralizou no Facebook. Tiago, supostamente soldado da paz há nove anos, descrevia “um fogo fora de controlo" que tinha enfrentado no dia anterior. O problema? As imagens e a voz são falsas, inteiramente geradas por inteligência artificial

Nos últimos dias, o testemunho de um bombeiro ladeado pelas chamas, entretanto removido, viralizou numa página de Facebook. Tiago, supostamente soldado da paz há nove anos, descrevia “um fogo fora de controlo” que tinha enfrentado no dia anterior. No fim da mensagem que diz, comovido, pede ao espectador que comente “Força, Tiago. Que Deus te guarde” e pede ainda que a partilhe “com quem precisa lembrar que o amor ainda existe”. Teve quase 45 mil likes e mais de 22 mil comentários.

O problema? Todos os conteúdos desta e de outras páginas do género são palavras e imagens inteiramente geradas por Inteligência Artificial e têm como única finalidade alimentar as receitas das redes sociais e do utilizador (ou utilizadores) que as publicaram.

Nas últimas semanas, além deste vídeo, podem ter passado pelo seu feed nas redes sociais imagens, vídeos e textos “a puxar ao like” que foram inteiramente produzidos por inteligência artificial. Os incêndios florestais em Portugal, com imagens comoventes de corporações de bombeiros e de resgates de cidadãos, foram um prato cheio para quem ganha a vida a criar estas ‘falsificações’, que têm um nome técnico ainda sem tradução em português: AI Slop.

Os “criadores” pedem reações ou comentários em apoio a bombeiros, soldados ou mesmo profissionais de saúde enquanto obtêm receitas por parte de plataformas como Facebook, Instagram ou TikTok à medida que as publicações viralizam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo