Notícias

Tempo em Portugal: Chuva Regressa ao Continente a Partir de 19 de Outubro, Valores Acima da Média Possíveis

Portugal continental prepara-se para o regresso das características típicas do outono, nomeadamente a chuva e uma possível descida das temperaturas, após um período de tempo prolongado seco e quente, segundo a meteorologista Joana Campos.

Embora o outono climatológico tenha começado a 1 de setembro e o astronómico no equinócio, o continente não tinha ainda vivenciado as condições esperadas para esta estação. No entanto, o modelo ECMWF começa a indicar uma mudança no padrão meteorológico já a partir de domingo, dia 19 de outubro.

A chuva deverá chegar nas primeiras horas da manhã de domingo e persistir ao longo do dia, afetando principalmente o litoral Norte e Centro.

Anomalia de precipitação favorável para o Norte

Após um início de mês bastante seco, as previsões a médio e longo prazo, particularmente para a semana de 20 a 27 de outubro, sugerem uma inversão da tendência. Os mapas de anomalia de precipitação mostram valores acima da média para Portugal continental nesse período, especialmente para a Região Norte, a Oeste da Barreira de Condensação, e áreas adjacentes.

Contrariamente, a região do Algarve deverá registar menos chuva do que o normal para a época. O restante território continental manterá os valores esperados. Na Madeira, a tendência aponta para menos precipitação que o normal, enquanto nos Açores os valores deverão manter-se dentro do expectável.

Esta mudança, que se deve à ondulação do jato polar, começará a fazer-se sentir a 19 de outubro. Até essa data (14 a 18 de outubro), os dias manter-se-ão secos.

Temperaturas elevadas deverão diminuir

Embora a chegada de frio intenso não seja imediata, as anomalias térmicas positivas deverão tornar-se menos expressivas. Enquanto na semana atual se esperam anomalias médias positivas de 3 ºC a 6 ºC no interior e de 1 ºC a 3 ºC no resto do continente, estes valores deverão diminuir na próxima semana.

Se a previsão se mantiver, o outono chegará efetivamente ao Portugal continental. A meteorologista alerta, contudo, que as previsões a médio e longo prazo possuem uma margem de erro elevada e aconselha a que as atualizações diárias sejam acompanhadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo