Notícias

Primeiro-ministro defende credibilidade de Portugal e alerta para desafios da União Europeia

As declarações foram feitas durante uma palestra sobre a “União Europeia e Portugal”, promovida pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, em Lisboa, perante cerca de uma centena de alunos e com a presença do antigo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Montenegro realçou que Portugal se encontra num contexto de oportunidade, com crescimento económico acima da média da UE, superávites sucessivos nas contas públicas e redução do desemprego e dos juros no mercado internacional. Sublinhou ainda que o país mantém políticas de aumento salarial e de pensões, ao mesmo tempo que baixa impostos sobre o rendimento do trabalho e das empresas.

O líder do executivo frisou que a União Europeia precisa de aumentar a sua autonomia estratégica em áreas como segurança, defesa e energia, reduzir a diferença em inovação tecnológica face a EUA e China, e adotar decisões mais rápidas face à atual incapacidade de resiliência, nomeadamente na conclusão das interligações energéticas entre a Península Ibérica e o resto do continente.

Montenegro referiu também a sua visita recente à China e ao Japão, destacando a elevada cotação internacional de Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo