Novo acidente de comboio em Espanha provoca vários feridos

Um novo acidente ferroviário voltou a gerar alarme em Espanha, esta quinta-feira, fazendo vários feridos ligeiros. O incidente envolveu um comboio que fazia o percurso Cartagena – Los Nietos, tendo ocorrido uma colisão que, apesar da violência do impacto, não provocou o descarrilamento da composição, segundo informações das autoridades locais.
De acordo com os serviços de emergência, todas as vítimas sofreram ferimentos ligeiros, não havendo, para já, registo de mortos. As equipas de socorro foram rapidamente mobilizadas para o local e prestaram assistência aos passageiros, garantindo também a segurança da linha ferroviária e a normalização gradual da circulação.
Este é já o terceiro acidente de comboio com passageiros feridos em apenas uma semana em Espanha, levantando preocupações quanto à segurança ferroviária no país. No passado domingo, um grave acidente em Adamuz, na província de Córdova, envolveu o descarrilamento de um comboio que acabou por colidir com outra composição, resultando em 43 mortos e mais de 120 feridos, num dos episódios mais trágicos dos últimos anos.
Já na terça-feira à noite, foi noticiado um segundo acidente, desta vez perto de Gelida, em Barcelona, onde um comboio descarrilou e embateu contra um muro de contenção. O maquinista acabou por morrer e mais de 30 passageiros ficaram feridos, alguns dos quais necessitaram de hospitalização.
As autoridades espanholas anunciaram que estão a investigar as causas dos sucessivos acidentes ferroviários, não sendo ainda claro se existe alguma relação entre os diferentes incidentes. Entretanto, cresce a pressão pública para um reforço das medidas de segurança e manutenção da rede ferroviária espanhola.









