Manuel Goucha pede ao Israel para não devolver Mortágua

Na quarta-feira, 1 de outubro, as autoridades israelitas abordaram a flotilha humanitária com destino a Gaza e detiveram vários portugueses a bordo, entre eles Mariana Mortágua, a atriz Sofia Aparício, Miguel Duarte e Diogo Chaves. Nas redes sociais a detenção deu que falar e dividiu os internautas. Há quem elogie a iniciativa destes compatriotase exija uma resposta do governo português, mas também há quem não queira Mariana Mortágua de volta. Sim, leu bem.
Como Manuel Luís Goucha destacou no Instagram, existe uma petição insólita que tem circulado online com essa mesma finalidade.
“No dia em que celebro a vitória do humor e da liberdade, encarei esta publicação como isso mesmo, um exercício de humor julgando tratar-se até de uma montagem gráfica. Por via das dúvidas, consultei o respetivo site e não é que há mesmo uma petição já com perto de 25.000 assinaturas”, começou por escrever o apresentador.
A petição em causa tem como título: “Petição ao Estado de Israel para não devolver a Mariana Mortágua” e já reúne milhares de subscrições. Na descrição, pode ler-se: “Pedimos ao Estado de Israel o favor de não devolver a Mariana Mortágua porque já não a podemos aturar.”
Apesar do teor satírico, Goucha fez questão de sublinhar a importância da deputada no debate político: “Não gosto de extremismos, mas vozes como a de Mariana Mortágua fazem falta no Parlamento. Cabe a cada um discernir face ao que ouve, ao que vê e ao que rejeita consciente que o combate pelos seus ideais dever ser lúcido e inteligente.”








