Notícias

Mãe recupera os filhos sequestrados pelo pai mais de um ano depois

Uma cidadã portuguesa lutou, durante mais de um ano, pela guarda dos filhos, que se encontravam no Peru, num processo em que acusou o ex-marido de “sequestro internacional”. Apesar da justiça peruana ter decidido pela entrega dos menores a Ana Gaivão Cordovil, o pai recusou acatar a ordem. No último dia de julho, Ana reencontrou por fim as crianças, isto depois de ter corrido uma petição, em forma de carta-aberta, dirigida ao Presidente da República e ao Governo, pela defesa dos direitos humanos das crianças e da mãe.

Ana Gaivão conta que Rafael e Felipe, agora com 3 e 5 anos, foram sequestrados em Madrid, Espanha, a 24 de julho de 2024 pelo pai, Fernando Zeppilli, que os levou para Lima, Peru, onde estiveram retidos até ao dia 31 de julho deste ano. A 3 de março, a Justiça peruana recusou as razões apresentadas pelo pai das crianças de que Ana sofre de depressão profunda e bipolaridade. Já a 9 de junho, o tribunal tinha determinado uma medida cautelar de cuidado exclusivo temporário dos dois menores a favor da mãe. A decisão assinalou os danos nas crianças e determinou a aplicação urgente da medida, que só se concretizou a 31 de julho. Ana Gaivão partilhou, no dia 2 deste mês, que se reencontrou com os filhos. “Com o coração cheio de emoção, compartilho que Rafael e Felipe já estão comigo novamente. Obrigado infinito aos que nos apoiam e nos acompanham neste processo”, escreveu no Facebook.

A Justiça peruana foi conclusiva quanto a Ana Gaivão: “Não foi encontrado qualquer dano psíquico nem alteração a nível psicológico ou cognitivo e não apresenta nenhuma doença mental.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo