772 kg de cocaína encontrados em camião vindo de Espanha

A alfândega francesa apreendeu 772 quilos de cocaína num camião proveniente de Espanha, em Anglet (Pirenéus Atlânticos), na noite de 21 para 22 de setembro. As autoridades consideram este caso parte de um aumento significativo do tráfico rodoviário de cocaína entre Espanha e França.
A brigada de vigilância alfandegária de Hendaye encontrou a droga num compartimento oculto no atrelado do camião, que circulava pela autoestrada A63 em direção a Anglet. A operação ocorreu na noite de domingo para segunda-feira, 21/22 de setembro.
Na mesma noite, outras equipas alfandegárias em La Rochelle e Poitiers apreenderam 608 kg de resina de canábis num segundo camião, na N10, em Vienne, num esconderijo semelhante ao identificado no primeiro veículo.
Os dois condutores, de nacionalidade marroquina e com 39 e 41 anos, foram acusados de importação de estupefacientes como parte de associação criminosa, tráfico de droga, conspiração criminosa e infrações aduaneiras. Ambos ficaram em prisão preventiva.
A investigação foi assumida pela secção de Bayonne do Escritório Antidrogas (Ofast) e pela Direcção de Crime Organizado e Especializado de Vienne (DCOS). O Ministério Público de Bordéus referiu o “crescimento exponencial” do tráfico de cocaína por via terrestre entre Espanha e França.
Os dados oficiais mostram um aumento notável das apreensões: na Nova Aquitânia, as detenções de cocaína passaram de 37 kg em 2023 para 360 kg em 2024, e quase 1,8 toneladas já foram apreendidas desde o início de 2025. Em 2024, as apreensões de cocaína em França atingiram 53,5 toneladas, um valor recorde (+130% face a 2023).
No início de setembro, mais de 600 kg de cocaína, avaliados em cerca de 25 milhões de euros, tinham sido apreendidos na praça de portagem de Biriatou (Pirenéus Atlânticos) em dois camiões vindos de Espanha.








