Depressão perto de Lisboa traz chuva, vento e trovoada: saiba como vai estar o tempo

Depois do Natal, o estado do tempo volta a sofrer alterações significativas em Portugal continental devido à aproximação de uma depressão atmosférica, que irá condicionar sobretudo o dia de sábado, 27 de dezembro. Este sistema, associado a uma bolsa de ar frio em enfraquecimento sobre o oceano, traz chuva, vento e trovoada, com maior impacto esperado nas regiões a Sul, ao mesmo tempo que provoca uma ligeira subida das temperaturas, especialmente no Norte e Centro.
Apesar dessa subida térmica, o frio continua a marcar presença. As temperaturas mínimas extremamente baixas registadas recentemente, entre -3 e 6ºC, não deverão repetir-se, mas o Interior continuará sujeito a valores próximos ou abaixo de zero durante a noite, com formação de geadas. No Norte e Centro, as máximas sobem ligeiramente, enquanto no Sul essa subida será menos notória devido à forte nebulosidade persistente.
A instabilidade atmosférica será moderada, mas os modelos meteorológicos de alta resolução, indicam risco de precipitação localmente intensa, sobretudo no Algarve e Baixo Alentejo, com possibilidade de linhas de chuva a deslocarem-se de sudoeste para nordeste. Face à incerteza associada à previsão, o IPMA já emitiu aviso amarelo para precipitação forte, alertando para a possibilidade de surpresas, tanto em intensidade como em distribuição da chuva. Além do Sul, espera-se precipitação na Área Metropolitana de Lisboa, Vale do Tejo e, pontualmente, na região Centro durante a tarde.
O vento será outro fator de destaque, soprando maioritariamente de leste, por vezes moderado a forte no litoral Centro e Sul, Algarve e terras altas, com rajadas que podem atingir os 70 km/h nos locais mais expostos. Existe ainda possibilidade de trovoada nas regiões do Sul e, durante a noite, a precipitação poderá atingir zonas próximas da Cordilheira Central, com queda de neve acima dos 1000 metros na Serra da Estrela.









