Após AVC, Ruy de Carvalho tem apoio domiciliário 24 horas por dia

Ruy de Carvalho já se encontra em casa a recuperar depois de um período delicado de saúde. O ator, que completa 99 anos no próximo dia 1 de março, teve alta hospitalar no passado dia 14 de janeiro, após três semanas internado na sequência de um AVC ligeiro e de um pequeno enfarte sofridos em casa.
A informação foi confirmada pela filha, Paula Carvalho, que garante que o pai está a evoluir de forma positiva. “Teve alta no dia 14 de janeiro. Está em casa a recuperar e a melhorar”, começa por explicar à revista ‘TV 7 Dias’, acrescentando que o ator regressou à sua própria residência, onde está acompanhado 24 horas por dia: “Foi para casa dele porque tem uma equipa a tomar conta dele. Tem uma equipa do Hospital dos Lusíadas que está a tratar dele até ele ficar completamente bom. Ele é embaixador desse projeto.”
Este apoio permanente garante todos os cuidados necessários ao ator. “É o projeto de apoio domiciliário. Fazem tudo o que faz um apoio domiciliário, normalmente está sempre uma pessoa com ele e depois são chamados enfermeiros, médicos… quando é preciso outras coisas”, explica.
O internamento prolongado acabou por deixar o ator fisicamente mais fragilizado, sobretudo ao nível da mobilidade. “Ele ficou mais fragilizado das pernas. Qualquer pessoa que esteja três semanas numa cama perde massa muscular, não é por ser ele”, refere Paula Carvalho. Para recuperar forças, Ruy de Carvalho vai iniciar fisioterapia nos próximos dias.
Até lá, o ator tem recorrido a uma cadeira de rodas e a um andarilho para “obrigar as pernas a andar”, acrescenta a filha, sublinhando que o pai mantém o espírito positivo e a vontade de regressar ao teatro assim que possível.
Paula Carvalho também revelou à referida publicação que o pai foi votar de cadeiras de rodas no passado dia 18 de janeiro na primeira volta das presidenciais.







