A resposta da Rússia às sanções da UEFA e da FIFA após a invasão à Ucrânia
A Federação Russa de Futebol emitiu um comunicado onde se pronunciou sobre as recentes sanções aplicadas pela FIFA e pela UEFA, em resposta à invasão à Ucrânia.
Recorde-se que tanto a seleção como os clubes russos foram afastados das competições internacionais.
Os russos anunciaram que irão recorrer desta sanção ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS)
“Como parte de um único processo contra duas organizações, a RFU exigirá a reintegração de todas as seleções masculinas e femininas da Rússia em todos os escalões de futebol nos torneios em que participaram (inclusive na pré-eliminatória do Campeonato do Mundo do Qatar), bem como indenização por danos, se houver“, começam por referir.
Os russos consideram que foi a pressão de rivais na luta pelo playoff para o Mundial 2022 que levaram as instituições internacionais a tomar esta decisão.
“A decisão de retirar a seleção do apuramento para o Campeonato do Mundo de 2022 foi tomada sob pressão dos rivais diretos no play-off, o que violou o princípio do desporto e as regras do fair-play“, defende a federação russa de futebol.
“A Federação Russa de futebol também não teve o direito de apresentar a sua posição, o que violou o direito fundamental do direito“, terminam.