ALERTA de BOMBA obriga à evacuação do tribunal de São João Novo no Porto

Um alerta de bomba levou, na manhã desta quinta-feira, 5 de fevereiro, à evacuação do edifício do Tribunal de São João Novo, no Porto, numa situação que mobilizou as forças de segurança e gerou preocupação entre os presentes. O aviso foi feito por telefonema dirigido ao tribunal, que é responsável por julgar alguns dos crimes mais violentos da comarca do Porto e que esta manhã estava a decorrer um julgamento quando o alerta chegou à direção do tribunal.
Segundo apurou a imprensa, o tribunal estava a analisar um caso relacionado com uma rede de tráfico de droga internacional, com ligações ao Porto de Leixões, quando foram recebidos os alertas de bomba. A situação levou à interrupção imediata dos trabalhos e à saída ordenada de juízes, procuradores, funcionários e assistentes judiciais para fora do edifício, por precaução enquanto as autoridades iniciaram as averiguações no local.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deslocou equipas ao tribunal para verificar a veracidade da ameaça e garantir a segurança de toda a envolvente, incluindo a eventual presença de dispositivos explosivos. Neste contexto, os detidos que se encontravam no tribunal à espera de entrada em julgamento foram novamente encaminhados para os estabelecimentos prisionais, como medida de segurança e para o normal prosseguimento da justiça após a resolução da situação.
A investigação prossegue no Porto, tendo em vista apurar a origem do telefonema e se se trata de um alerta falso ou de um ato com intenções criminosas, numa altura em que ainda se decide um caso de grande repercussão na praça pública.








