José Raposo em lágrimas com morte do pai no dia em que faria 90 anos

José Raposo recorreu às redes sociais para prestar uma emotiva homenagem ao pai, Valdemar Raposo, que faleceu em 2012, aos 76 anos. Se fosse vivo, teria celebrado no passado domingo, 1 de fevereiro, o seu 90.º aniversário. O ator partilhou várias recordações pessoais e fotografias antigas, assinalando a data com palavras carregadas de saudade e gratidão.
Na publicação, José Raposo recordou a paixão do pai pelo teatro e, em particular, pela atriz Mariema, descrevendo o impacto do seu carisma em palco. “Ele dizia que quando a Mariema entrava em cena grudava o olhar nela e não via mais nada… ele e todo o público!”, escreveu o ator, revelando que, mais tarde, já como ator e amigo da artista, conseguiu proporcionar ao pai um convívio próximo com aquela que tanto admirava.
O ator destacou ainda os grandes amores da vida do pai: “O meu pai faria ontem 90 anos, deixou-nos há 14, e o amor da sua vida foi a minha mãe… amou-nos a mim e ao meu irmão, e teve como amantes o teatro, os actores, a poesia e Angola!”. José Raposo sublinhou a profunda ligação de Valdemar Raposo a Angola, partilhando imagens captadas em Malange, em 1968, bem como referências a momentos marcantes da cultura e da música portuguesa.
Enquanto recordava o passado, José Raposo vive também um momento especial no presente. O ator celebrou esta terça-feira, 3 de fevereiro, o seu 63.º aniversário, data que foi assinalada com uma declaração de amor pública por parte da companheira, Sara Barradas. A atriz partilhou uma mensagem emotiva, na qual destacou a cumplicidade, a amizade e o amor que os une, descrevendo-o como “meu confidente, meu amigo e marido”.
José Raposo e Sara Barradas são pais da pequena Lua, nascida em março de 2019. O ator é ainda pai de Miguel e Ricardo, fruto da anterior relação com Maria João Abreu, atriz que morreu em maio de 2021. Entre memórias, homenagens e celebrações, José Raposo vive dias marcados pela emoção, pela família e pelo amor que atravessa gerações.







