Notícias

Namorada de Maycon enganada por cartomante

As revelações em torno da morte de Maycon Douglas continuam a suscitar debate público, mas também a desmontar alegadas teorias de conspiração. No programa “Casa Feliz”, da SIC, Luís Maia expôs um episódio insólito que envolveu a namorada do jovem e uma suposta cartomante, situação que acabou por alimentar uma onda de ódio injustificada nas redes sociais.

Segundo o jornalista, a companheira de Maycon foi contactada por alguém do círculo próximo de amigos, que a convenceu a deslocar-se à Nazaré, sob o pretexto de tratar de um “assunto muito importante” relacionado com a morte do jovem.

Ao chegar ao local, a namorada de Maycon deparou-se com uma mulher mais velha, que mais tarde se percebeu tratar-se de uma cartomante. A alegada vidente afirmou ter conhecimento de detalhes confidenciais da investigação, chegando mesmo a garantir que tinha “lido o relatório da polícia”.

Entre várias informações falsas, a cartomante afirmou que:

o carro de Maycon estaria fechado,

não existiriam vidros partidos,

e o interior da viatura estaria vazio,

insinuando ainda a existência de outras pessoas envolvidas e levantando suspeitas sobre um amigo do jovem que, alegadamente, teria ficado com o seu telemóvel.

Fragilizada emocionalmente e convencida de que estava perante alguém com acesso à investigação, a namorada acabou por mostrar mensagens privadas trocadas com esse amigo. Essas mensagens foram fotografadas, descontextualizadas e posteriormente divulgadas nas redes sociais, sendo usadas para atacar a jovem e alimentar narrativas falsas.

“As pessoas publicam o que querem e dão opiniões sem noção do impacto devastador que isso pode ter”, lamentou Luís Maia, classificando como “completamente falsas” as teorias que envolvem conspirações entre amigos e namorada.

Hernâni Carvalho demole teorias e ironiza cartomante

Também Hernâni Carvalho foi particularmente crítico em relação ao episódio, recorrendo à ironia para desmontar as alegações da vidente:

“Convém dizer que ainda não existe o curso de Cartomante Forense, portanto, calma, não se mandem para fora de pé”.

O analista criminal reforçou que as afirmações feitas pela cartomante não tinham qualquer base factual ou científica, recordando que o vidro da frente do carro estava efetivamente partido, local por onde o corpo de Maycon terá saído.

Cremação afasta qualquer suspeita de crime

Para encerrar definitivamente as especulações sobre um possível homicídio, Hernâni Carvalho apresentou um argumento considerado legalmente incontestável: a autorização para a cremação.

“No momento em que o Ministério Público e a Polícia Judiciária permitem um funeral com cremação, existe a certeza absoluta de que não há suspeita formal de crime”, explicou.

Luís Maia concordou e foi ainda mais direto:

“Se houvesse qualquer indício de crime, as autoridades nunca teriam permitido que o corpo fosse cremado”.

Corpo surgiu noutra praia? A explicação é científica

O programa abordou ainda uma das dúvidas mais comentadas: o facto de Maycon ter caído na Praia do Norte, mas o corpo ter sido encontrado dias depois na Praia do Sul, a 7 de janeiro.

A explicação, segundo Luís Maia, é puramente científica. Após o início da decomposição, os gases fazem o corpo subir à superfície, ficando depois sujeito à força das correntes marítimas e à agitação constante das ondas, que acabaram por transportá-lo para outra zona da costa.

Com estes esclarecimentos, a SIC procurou travar a propagação de mentiras e sublinhar que a tragédia de Maycon Douglas foi marcada pela dor, pelo desespero e por decisões trágicas — não por qualquer crime encoberto, como algumas vozes insistiram em sugerir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo