Dois sismos abalam a ilha Terceira: Açores voltam a sentir a força da crise sismovulcânica em curso

A ilha Terceira, nos Açores, registou novos tremores de terra na segunda-feira, dia 20 de outubro, reacendendo a preocupação dos moradores.
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) confirmou dois sismos de baixa intensidade, com magnitudes de 2,1 e 2,2 na escala de Richter, que ocorreram por volta das 20h50 locais.
Os abalos foram sentidos principalmente no concelho de Angra do Heroísmo. Apesar de serem sismos pequenos, a sua intensidade máxima na escala Mercalli Modificada (III/IV) significa que foram percebidos dentro de casa, com as pessoas a sentirem vibrações e a verem objetos suspensos a baloiçar.
Estes sismos fazem parte da crise sismovulcânica que afeta a ilha desde junho de 2022. Os especialistas explicam que a atividade é resultado de movimentos de magma no interior da ilha.
O CIVISA e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) continuam a monitorizar de perto a situação. As autoridades garantem que, embora não haja alarme imediato, a vigilância é constante e a população deve manter-se preparada.








