Alerta: acidente de autocarro provoca pelo menos 42 mortes

Pelo menos 42 pessoas perderam a vida após um acidente de autocarro no sul da África do Sul, segundo fontes locais. O incidente ocorreu quando o motorista aparentemente perdeu o controlo do veículo, que viajava com destino ao Zimbábue, tendo saído da estrada e caído em local íngreme, com consequências fatais.
De acordo com relatos preliminares, o acidente envolveu passageiros regionais que estavam a fazer uma viagem de longa distância, atravessando a fronteira. O autocarro teria sofrido uma falha ou erro de condução em trecho crítico da rodovia — situação agravada por pistas inseguras ou sinalização precária em algumas rotas fronteiriças.
Equipes de resgate enfrentaram dificuldades no terreno, devido ao local de difícil acesso e à escuridão. Os feridos foram transportados para hospitais da região para receberem cuidados de urgência; não há até ao momento confirmação pública sobre o número de feridos graves ou sobreviventes.
Face à dimensão da tragédia, as autoridades sul-africanas anunciaram a abertura de uma investigação para apurar causas e responsabilidades. Espera-se que se analisem pontos como o estado do veículo, as condições da estrada, a manutenção do autocarro e eventuais falhas humanas.
Este episódio é mais um lembrete triste das condições de risco existentes no transporte rodoviário em muitas zonas da África subsaariana. As autoridades locais e internacionais são, agora, pressionadas a reforçar a segurança nas principais rotas, a supervisionar empresas de transporte e a melhorar infraestrutura de trajetos fronteiriços para evitar que tragédias como esta se repitam.







